quinta-feira, 22 de abril de 2010

Configuração Evolution com Gmail e Google Agenda

Hoje resolvi aderir novamente ao Evolution principalmente pela sua agenda. Para configurar o GMAIL com o Evolution basta olhar no site: http://weakish.int.eu.org/tutorial/configure-evolution-for-gmail.xhtml

Para configurar e sincronizar o google agenda no evolution está no site: http://christiano.me/2006/04/15/google-calendar/

Segue o texto retirado do site do Christiano Anderson. Valeu Christiano!!


Depois que meu Palm quebrou, comecei a ter uma certa dificuldade em me organizar. Algumas vezes uso minha agenda do celular, outras (em sua maioria) o Evolution para marcar meus eventos. Sentia falta de alguma agenda web e algo que pudesse acessar de qualquer lugar rapidamente e com segurança. Hoje tomei conhecimento do Google Calendar. Criei minha conta, dei uma olhada e gostei muito da interface 100% Ajax e extremamente simples de usar. Passei alguns compromissos para lá, vamos ver se me acostumo com isso.

Integração com Evolution

O que me chamou bastante a atenção é a possibilidade de exportar a agenda via iCal. O Google Calendar libera uma URL privativa, onde você utilizar essa URL em programas que suportam o iCal (como o Evolution, por exemplo). Mas esse recurso, funciona em modo somente leitura. Você não pode criar compromissos e publicar utilizando o software como Evolution, mas você consegue ter sua agenda integrada e com isso os compromissos aparecem automaticamente no calendário do Gnome. Para mim isso é muito prático! Uma vez criado o compromisso no Google Calendar, automaticamente o Evolution sincroniza e os compromissos aparecem no Desktop.

Para fazer esse procedimento é bastante simples. Primeiro crie sua conta no Google Calendar. Depois vá até a opção “Manager Calendar” (aparece abaixo do calendário do lado esquerdo), clique no nome de sua agenda (geralmente é seu próprio nome) e procure por “Private Address” – iCal. Copie essa URL. No Evolution, basta ir em “Agenda”, “Nova Agenda”, selecione o tipo “Na Web” e no campo URL adicione o endereço que você copiou do link do Google. Pronto! Assim que o Evolution atualizar no servidor do Google, você poderá ver seus compromissos direto do seu desktop.
Cuidado: O private link é para ser usado de forma privativa. Não divulgue essa URL a ninguém, senão qualquer um poderá ter acesso aos seus compromissos. Caso isso ocorra, existe um link chamado “Reset private links”, clique lá e o sistema vai gerar outra URL randômica e desativar a anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores