domingo, 6 de junho de 2010

Descobrir IP de roteador de redes sem fio

As vezes ficamos meio perdidos quando usamos roteadores sem fio e nem ao menos sabemos o IP. Faça o seguinte..
1. ligue o roteador
2. conecte seu cabo de rede no roteador em alguma porta (menos WAN)
3. ligue seu computador
4. dê o comando arp -a

O ARP é um protocolo de rede de resolução de endereço. Na rede ethernet o endereço de trabalho é o MAC e não o IP. Geralmente temos o IP e então precisamos do MAC, assim seu computador manda para rede uma requisição: oi (via broadcast).. tenho o IP tal favor me mandar o MAC. Aí o computador que tem aquele IP manda o MAC. Seu computador então atualiza a tabela arp em uma espécie de cache. Assim nas próximas requisições ele não precisará fazer este processo todo. Aí surge outra pergunta: por qual motivo meu computador se comunicou com o roteador? Simples: como os roteadores usam na maior parte das vezes o protocolo DHCP, seu computador mandou uma solicitação de IP. Por isso ele teve que comunicar com o roteador.

2 comentários:

  1. neste caso se o router estiver com dhcp desativado, eu não sei a faixa de ip do router, se deixo meu pc obtendo ip automático ele me mostra conectividade nula ou limitada, mesmo assim consigo descobrir o ip do router????

    ResponderExcluir

Seguidores